Voluntariado pelo mundo em 4 passos

0
Worldpacker o que é?
Trabalho voluntário

Aprenda a utilizar o site Worldpackers para encontrar e fechar o seu voluntariado pelo mundo em 4 passos simples.

O site Worldpackers é uma ferramenta que te permite encontrar hostels espalhados pelo Brasil e pelo mundo para programas de voluntariado.
O site segue 3 vertentes de tipos de programas: Trabalho em troca de hospedagem, voluntariado em escolas e projetos sociais e trabalho no desenvolvimento de fazendas orgânicas e permacultura.
O que é Permacultura?
“É uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis” 

 

  Vamos aos 4 passos para planejar o seu voluntariado pelo mundo?

1 Acesse o site do Worldpackers

 

Para acessar o site do Worldpackers e começar a planejar o seu voluntariado pelo mundo, clique aqui.
Dica: Escolha o idioma que mais te deixa à vontade e explore o site para descobrir tudo o que a empresa oferece para você.
Se você ainda não possui cadastro no site, utilizando o link: https://www.worldpackers.com/en/invite/kRqM você ganhará um desconto de 10 dólares se resolver aplicar para uma das oportunidades que o site oferece.
Uma dúvida frequente que todos costumam ter no momento do cadastro é que pelo fato da ferramenta requisitar as informações do seu cartão de crédito já no cadastro, as pessoas pensam que já estão pagando por algo ou que alguma taxa será descontada.
NÃO, o site só irá descontar a taxa de cobrança depois que você confirmar a sua viagem com o anfitrião.
Caso você opte pelo pacote anual, aí sim você precisará fazer o pagamento antes de fechar com algum hostel.
Esse pacote te permite pagar uma taxa de aproximadamente R$ 155,00 (convertendo, já que a ferramenta utiliza o dólar americano como moeda) e aplicar para quantas vagas você desejar no período de um ano.
Depois de ter realizado o seu cadastro, vamos em busca das oportunidades de voluntariado que o site oferece.
Do lado esquerdo da tela inicial do site você encontrará as 3 vertentes que eu citei acima. Para todas as vertentes o processo é o mesmo. Mas vamos seguir o guia de Voluntariado nesse post ok?
Sendo assim clique no link que diz: VOLUNTARIADO.

 

voluntariado pelo mundo

2 Escolha o projeto no qual você quer trabalhar

 

Ao clicar no link VOLUNTARIADO você será redirecionado a uma tela que te apresentará diversas opções de projetos que estão em andamento ao redor do mundo.
Do lado esquerdo da tela você encontrará algumas opções que te permitem filtrar a sua busca com relação à localização, disponibilidade e tarefas que você pretende realizar.

 

voluntariado pelo brasil

 

 

Ao clicar nas oportunidades você terá acesso à informações mais completas.
  • Você poderá ver fotos do local e do projeto
  • Verificar exatamente qual será a carga horária de trabalho diário e dias de folga
  • Analisar quais são as tarefas que serão executadas por você durante a sua participação no programa
  • Verificar quais são os recursos que o local te oferecerá, por exemplo, se o quarto será compartilhado ou privativo, quantas refeições estarão inclusas
  • Entre outras…
Uma informação que eu acho super relevante e que deve muito ser analisada são as avaliações das pessoas que já voluntariaram no local.
Os voluntários utilizam esse espaço para contar um pouquinho de como foi a experiência e ao mesmo tempo avaliam os anfitriões.
Acredito que essa informação seja importante para que você possa verificar se os anfitriões realmente cumprem com as informações que são descritas na oportunidade.

3 Aplique para a vaga

 

Depois de analisar as opções disponíveis, as tarefas a serem realizadas, localização e disponibilidade.
Aplique para a vaga que mais te agradou. Clique no botão aplique agora e escreva uma mensagem para o anfitrião do local.

 

voluntário pelo mundo

 

Aproveite esse espaço para falar um pouco mais sobre você e sobre as suas intenções e anseios para essa experiência.
Fale um pouco sobre as suas habilidades e como você pretende ajudar o projeto e os locais.
Caso você tenha dúvidas relacionadas às suas tarefas durante o trabalho e/ou ao tempo de estadia, aproveite essa mensagem inicial para perguntar tudo.
O importante aqui é que as datas, horários de trabalho, serviços inclusos e tarefas fiquem muito bem alinhados para as duas partes.
Já faça uma pesquisa de como será a sua locomoção até o local caso a sua aplicação seja aprovada, não deixe isso para depois.

4 Confirme a sua viagem

 

O anfitrião responderá a sua mensagem com um retorno de pré-confirmação ou cancelamento da sua aplicação.
Depois de receber sua pré-confirmação, alinhe todos os quesitos relacionados à data, passagens, vistos e etc.
Talvez aqui nessa fase você ainda precise alinhar algumas informações com o anfitrião, faça isso! Alinhe todas as pendências e só então confirme a sua viagem 🙂
ATENÇÃO! O site do Worldpackers não se responsabiliza por passagens aéreas, vistos, vacinas, seguros e documentos necessários para a sua entrada em outros países.
Combine com o anfitrião uma data para o seu programa de voluntariado que te dê uma boa margem de tempo para organização de alguns documentos ou requisitos que sejam necessários.
Pesquise bastante e faça um bom planejamento para não ter surpresas indesejáveis durante o seu voluntariado pelo mundo.

 

programas de voluntariado pelo mundo
Minha experiência de trabalho em troca de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás – Chapada dos Veadeiros
Espero ter ajudado vocês e esclarecido algumas dúvidas com esse passo a passo utilizando o site Worldpackers.
Eu já tive uma experiência de trabalho em troca de hospedagem pelo Worldpackers, que foi lá na Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso e você pode conferir o meu relato aqui.
Além disso estou com mais uma agendada para o ano que vem para fora do Brasil e no em negociação com mais algumas oportunidades aqui no Brasil no decorrer desse ano. 🙂 é algo viciante, juro!
Pretendo compartilhar aqui com vocês as próximas experiências, acompanhem!
Se vocês quiserem saber mais de como é o dia a dia de um programa de voluntariado, acompanhe as minhas stories no Instagram @embuscadodesconhecido
Existem alguns outros posts que podem conter informações úteis para você que quer planejar o seu voluntariado pelo mundo, além de conhecer outras ferramentas que te permitem viajar pelo mundo em troca de trabalho voluntário.
4 maneiras de encontrar trabalho voluntário em troca de hospedagem
HelpX – Viajando e Voluntariando
Workaway – Voluntariando ao redor do mundo
WWOOF – Voluntariando em fazendas
Definição de Permacultura encontrada no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui