Trabalho fora do Brasil – Passo a passo de como encontrar o seu!

0
Trabalho fora do Brasil

Nesse artigo você encontrará dicas de como encontrar um trabalho fora do Brasil, seguindo um passo a passo bem completo e cheio de dicas de outro para você que nunca viveu essa experiência.

Verificando as permissões de trabalho

Antes de qualquer planejamento e desenho de uma plano de ação, você precisa verificar quais são as regras e permissões disponíveis para você em determinado país.

Novo visto para trabalhar em Malta

Por exemplo, você precisa pesquisar quais são os meios legais que te permitem trabalhar no país. Se existem algumas restrições relacionadas ao seu passaporte ou se existem alguns vistos exclusivos que vão te permitir trabalhar.

O primeiro passo é pesquisar qual será o seu visto no país para que você possa trabalhar legalmente por lá. Pode ser tanto uma permissão de meio período, como de período integral, o importante é que essa permissão não seja uma barreira para você.

Eu sei que tem muita gente por aí que arrisca trabalhar sem a permissão legal, mas tenha em conta que geralmente você estará em subempregos e eles te pagarão menos do que o mínimo exigido por lei.

Além disso, todos os direitos e documentações que você poderia ter como trabalhador, vão ficar de fora neste cenário.

Você pode buscar as alternativas disponíveis de vistos nos sites oficiais das embaixadas dos países e também em grupos do Facebook onde você poderá conversar com brasileiros que moram no local e tirar algumas dúvidas de como funciona essa questão de trabalho no país.

Analisando o mercado de trabalho

Verificando o Mercado de Trabalho

É sempre bom fazer uma pesquisa e verificar como está o mercado de trabalho no país naquele momento.

Os países possuem os seus altos e baixos. Muitos estão em fase de crise econômica, assim como muitos estão em desenvolvimento e demandam mão de obra para sua economia emergente.

Em grupos de brasileiros de moram no determinado país no Facebook, você poderá encontrar informações valiosas e atualizadas de como está o mercado de trabalho naquele lugar. Além de já poder absorver todo o conteúdo que já está ali e foi compartilhado por brasileiros que vivem no local.

Você também poderá fazer perguntas e conversar com pessoas que passaram pela mesma fase que você.

É muito importante que você também não se deixe levar apenas pelas dificuldades e comentários negativos que estiverem no grupo. As dificuldades existem, mas cada caso é um caso.

Analise o mercado de acordo com os seus conhecimentos e experiências particulares. Se você sentir que tem os pré-requisitos mínimos exigidos para as oportunidades que está buscando, não se deixe influenciar por pessoas que colocam dificuldades em tudo.

Vá confiante! Faça a sua parte de planejamento e vá preparado. Seja uma exceção para a regra. Nada é impossível quando você se prepara e acredita!

Pesquisando oportunidades de trabalho fora do Brasil

Oportunidades para Trabalhar Fora do Brasil

Para pesquisar por oportunidades de trabalho em outro país é importante você encontrar a informação sobre quais são os sites que mais funcionam no país.

Quer trabalhar em Malta? Confira 20 sites de busca de emprego!

E aqui volto a repetir a importância de estar em algum grupo de pessoas que morem no local.

Dessa maneira você pode buscar diretamente em sites que já ajudaram outras pessoas e que realmente funcionam quando estamos falando em aplicações para oportunidades de emprego.

Se você tem em vista já algum setor específico, pesquise empresas deste setor no país e verifique diretamente os sites das empresas.

Busque pela seção de “carreer” e veja as oportunidades disponíveis. Toda empresa costuma ter uma página onde eles colocam as oportunidades abertas e também o caminho para que você aplique para a vaga.

Faça essa busca de oportunidades de trabalho fora do Brasil com antecedência. Esse deve ser também um fator influenciador na sua decisão sobre se realmente vale a pena migrar para este país ou não.

Preparando o seu currículo

Como encontrar trabalho fora

Aqui é onde muitas pessoas tem dúvidas e precisam de ajuda.

O seu currículo é o seu primeiro contato com a empresa na qual você está querendo trabalhar. Sendo assim, ele precisa estar bem completo e ao mesmo tempo ser o mais objetivo e simples possível.

Os modelos de currículos utilizados em cada país pode sofrer alterações. Por exemplo, existem países onde adicionar a sua foto ao currículo é uma boa prática, já em outros não.

Pesquise sobre as preferências do país para o qual você estará aplicando para vagas.

Para países da Europa existe um padrão de currículo que pode ser feito através do site da Europass.

Tenho um modelo que preparei com os meus professores na Austrália e vou deixar disponível o download aqui no formulário abaixo:

Uma dica que pode tomar um pouco mais do seu tempo para preparação, mas que é muito eficiente e vale a pena fazer, é preparar diferentes modelos de currículos.

Em cada um desses modelos você colocará um enfoque diferente e o direcionará para um tipo de oportunidade. Inclusive com relação às experiências de trabalho.

O que adianta você colocar suas experiências profissionais em empresas multinacionais como analista de sistemas, se você está aplicando para uma vaga de garçom/garçonete?

Faça algo direcionado para cada um dos setores que você pretende aplicar para as vagas.

Aplicando para vagas à distância

Vagas de Trabalho Fora do Brasil

Não deixe para aplicar para vagas de trabalho apenas no momento em que você chegar no país. Comece a entrar em contato com as pessoas desde onde você está.

Existem diversas vantagens nessa estratégia.

Uma delas é que você já cria um primeiro contato com a empresa.

Conte a sua história. Diga que você está indo para o país tal dia e que está buscando oportunidades de trabalho em tal área.

Envie o seu currículo, uma boa introdução sobre você e diga que está disponível para uma conversa assim que você chegar no país.

Esse tipo de atitude, mostra também interesse e força de vontade da sua parte.

Aplique para a maior quantidade de oportunidades que você puder. Abuse dos recursos online. Envie seus currículos através de sites terceirizados, mas também diretamente para o site da empresa.

Já pensou chegar no país novo já praticamente empregado?

Chegando no país novo

Emprego Fora do País

Ao chegar no novo país, a primeira coisa que você precisa fazer é adquirir um número de telefone local.

Depois disso atualize seus currículos com o seu novo número de telefone e o seu novo endereço. Essas são informações importantes para o empregador.

Depois de atualizar os seus currículos. Imprima algumas quantidades e partiu “bater perna”.

Você pode até não estar muito acostumado com isso, geralmente aplicamos para vagas online e participamos dos processos todos através da internet e algumas dinâmicas presenciais agendadas.

Mas acredite em mim, esse método de sair batendo perna em busca de oportunidades, entrar no local e conversar como gerente, pode funcionar bastante para conseguir um trabalho fora do Brasil.

Emprego em Malta | Como consegui em 4 dias

No começo você vai se sentir um pouco bloqueado, meio sem saber como se comportar ao chegar no local. Mas quebre essa barreira.

Chegue, se apresente, diga que você está procurando emprego e gostaria de saber se pode deixar o seu currículo. Agradeça e pronto! O primeiro contato você já fez.

Dependendo do local e da oportunidade, é interessante também pedir para falar com o gerente do local, assim você já fala diretamente com a pessoa interessada em contratar alguém para a oportunidade, entregando seu currículo nas mãos certas.

Conseguindo um trabalho fora do Brasil

Conseguindo um Trabalho

Participe de todas as atividades e tarefas que você for chamado.

Por exemplo, em muitos países existe a tal prática de fazer um “trial”, que nada mais é você ir trabalhar um dia, algumas vezes sem receber por esse dia, para mostrar como você seria como funcionário.

Não crie a ideia de que os donos dos lugares estão te explorando, como algumas pessoas pensam. Vá, faça seu trabalho bem feito e se destaque!

Algumas vezes também aplicamos para tantas vagas, e logo somos chamados para algumas entrevistas e nos sentimos inseguros, muitas vezes pensando em não ir por falta de segurança e por pensar que não estamos preparados para aquele tipo de trabalho.

Deixe que o empregador te julgue. Deixe que ele diga se você está apto ou não. Participe e meta as caras, você não tem nada a perder. Muito pelo contrário!

Isso muitas vezes acontece com relação à idiomas. As pessoas se sentem inseguras se são chamadas para uma entrevista em uma empresa grande e acabam deixando de ir nas entrevistas iniciais por medo.

Não se diminua e deixe que as outras pessoas definam se você está apto ou não para o trabalho. Vá e dê o seu melhor. Se for para você, será seu!

Depois de conseguir um trabalho fora do Brasil

Conseguindo um Emprego Fora do Brasil

Agora que você conseguiu um trabalho, não deixe de verificar certinho quais são os seus direitos como empregado no país.

Deixe toda a sua documentação em dia, verifique se você não possui direito à saúde pública e outros benefícios oferecidos aos trabalhadores do país. Afinal de contas você agora também paga taxas e possui alguns direitos.

Aproveite ao máximo a oportunidade!
E se esse emprego ainda não é o que você esperava, continue buscando outras oportunidades. Não se acomode! Pouco a pouco a sua situação no país irá melhorando.

Espero que este artigo tenha te ajude a se preparar para procurar um emprego em outro país e eu tenho certeza que se você seguir essas dicas, encontrará rápido um trabalho fora do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui