Como viajar sem falar inglês? 10 dicas que vão te ajudar

0
Como Viajar Sem Falar Inglês

Uma das perguntas que eu mais recebo é: Meu inglês básico, consigo viajar sem falar inglês?

Não saber um outro idioma é uma das maiores barreiras entre pessoas que querem mudar de vida e buscar outras oportunidades fora do Brasil.

Não é a toa que a quantidade de brasileiros que imigrou para Portugal nos últimos anos é gigante!

Muitas vezes não só pelas oportunidades que o país oferece, mas sim pela língua ser a mesma e as coisas serem um pouco mais fáceis e cômodas.

Se atrever a ir para um país com um idioma diferente do seu te trará um novo desafio e em alguns meses você já estará falando o idioma local. Isso não é demais? 

Eu tinha o mesmo medo!

Não falava nada de inglês e queria sair por aí viajando o mundo!

Foi aí que eu decidi me planejar e aprender o idioma. E como? Viajando para o outro lado do mundo, sem falar nada de inglês e sem conhecer ninguém!

Hoje em dia eu falo inglês fluente e quis aprender outro idioma. O que eu fiz? Me mudei para a Espanha. Hoje eu falo espanhol fluente.

Essa “mágica” de viver em um outro país e aprender um novo idioma me fascina!

Vou listar dicas e estratégias que funcionaram comigo e que eu tenho certeza que vão funcionar com você!

Dicas para viajar sem falar inglês

  • 1. Coragem

Inglês para Viagem

A primeira barreira que você precisa vencer é a barreira do medo. E isso só depende de você!

Entenda que uma pessoa corajosa, com vontade e que sabe o que quer, chega em qualquer lugar desse mundo.

Tantas pessoas viajam sem falar uma única palavra de inglês! Como que elas conseguem e você não?

Elas simplesmente foram lá e se jogaram. Se abriram para viver uma experiência sem deixar que as dificuldades as fizessem desistir.

Enfrentar os desafios é a única maneira que você tem para superá-los.

  • 2. Abuse da mímica ao viajar sem falar inglês

Não Sei Falar Inglês
Abuse das mímicas e gestos

 

Temos uma linguagem universal que funcionará em qualquer país do mundo, a mímica.

Existem muitas maneiras de dizer certas coisas. Peça ajuda e informações através de mímicas e as pessoas irão te entender.

Você vai se surpreender com a quantidade de palavras que são parecidas no idioma inglês com o português! No momento em que alguém estiver te explicando algo, preste atenção no contexto geral, na fisionomia e nos gestos dessa pessoa.

Você irá captar a mensagem e entender o contexto das conversas mais do que você imagina.

  • 3. Use a tecnologia

Tradutor
Use e abuse dos aplicativos de tradução

 

Hoje em dia nós temos a grande vantagem de pode usar a tecnologia à nosso favor!

O seu smarthphone é um dicionário e tradutor que está sempre no seu bolso ou bolsa. Qualquer dúvida, pode ser consultada na internet em questões de segundos.

Quer mais vantagens do que isso?

Tá bom, tem mais! Hoje em dias existem ferramentas gratuitas que te ajudam a traduzir falas quase que instantaneamente. Porém quase que todas elas possuem os mesmos recursos.

Deixo aqui os dois melhores aplicativos para tradução e que juntos se complementam e possuem todas as funcionalidades que você pode precisar.

Google tradutor

O google tradutor é um aplicativo completo.
O meu conselho é utilizá-lo para aqueles momentos de aperto onde você precisa de respostas rápidas ou quando você precisa pedir alguma instrução e não sabe como dizer.

  • Você pode escrever as frases que você quer traduzir
  • Pode tirar foto de uma placa ou anúncio e ele vai traduzir para você
  • Pode escrever à mão
  • Pode ter uma conversação com outra pessoa, onde você fala a frase em português e o aplicativo fala a frase em inglês para a outra pessoa, e vice-versa.
  • Pode gravar um discurso ou um programa e o aplicativo vai traduzir em texto para você

Linguee

É um dos melhores recursos quando o assunto é buscar o significado real das palavras e as opções que existem em um outro idioma.

Você pode também baixar dicionários e utilizar os recursos disponíveis sem precisar estar conectado à internet.

Este funciona melhor nos momentos em que você está estudando o idioma e busca opções de sinônimos ou o significado de palavras mais complexas


DICA DE OURO: Tenha um carregador portátil! Ficar sem bateria e sem poder se comunicar no meio de uma viagem é uma das coisas que podem ser evitadas se você investir em um powerbank. Vale muito a pena ter um e ele pode te salvar de alguns momentos de perrengue.

Deixo aqui uma indicação também de um carregador com uma carga que carrega até 4 vezes o seu celular: Carregador portátil ultra rápido.

  • 4. Estude as palavras básicas

Palavras Básicas em Inglês
Estude o vocabulário básico

 

Você não precisa saber falar inglês para viajar para um lugar que fala o idioma, mas seria muito interessante você se esforçar para aprender algumas palavras básicas como: please, thank you, good morning e etc.

Para isso você pode utilizar alguns aplicativos ou dedicar algumas horinhas do seu dia, antes da sua viagem para estudar um pouco de inglês em casa.

Deixo algumas indicações para vocês:

  • Duolingo
  • Babbel
  • Memrise
  • Lingualeo

Isso irá te ajudar a passar menos perrengues e te deixará mais confiante durante a sua viagem.

Se você quiser estudar um pouco mais para se sentir ainda mais segur@, minha amiga Carol vinha a algum tempo querendo montar um curso de Inglês baseado no que aprendeu durante anos estudando e vivendo no exterior.

E viu na internet uma oportunidade para transmitir todo esse conhecimento e ajudar quem quer aprender um novo idioma mas não tem grana sobrando pra viajar pra outro país ou se matricular nessas escolas caríssimas (digo isso por experiência própria).

Então ela montou um curso online de inglês SUPER completo que se ela não fosse minha amiga eu desconfiaria do valor tão em conta!

Como eu acredito que conhecimento e informação devem ser compartilhados eu to deixando o link do curso dela aqui pra você dar uma olhada!

  • 5. O mundo não fala só inglês

Como Aprender Idiomas

Existe muitos países onde as pessoas não falam inglês.

Nos pontos turísticos mais famosos dos locais, as instruções vão estar sempre em inglês e os atendentes falarão um inglês básico para realizar o atendimento.

Mas quando você precisar comprar algo na rua ou ir em algum restaurante, nem sempre encontrará pessoas que possam te atender no idioma.

Por isso eu repito que é possível sim viajar sem falar inglês! Basta ser criativo e deixar o medo e a vergonha de lado no momento de precisar pedir alguma informações ou solicitar algo.

  • 6. Se organize para sua viagem

Como planejar uma viagem
Faça um planejamento da sua viagem

 

O fato de você estar indo viajar sem falar o idioma, exigirá ainda mais de você um bom planejamento da viagem.

Escrevi um artigo onde te ajudar a arrumar a suas malas para sua próxima viagem. Uma lista com tudo o que você! Checklist de viagem.

Tenha um roteiro pronto, pesquise as localizações dos seus hotéis em relação aos pontos turísticos que você quer conhecer. Se possível leve seu mapa com a rota que quer fazer.

Perrengues acontecem! Mas se a gente puder evitar, melhor né?

Hoje em dia com o google maps, você consegue ver exatamente o trajeto que você tem que fazer ou até mesmo as linhas de transporte público que você precisa pegar.

Pesquise no conforto da sua casa com a ajuda do seu google tradutor e leve suas anotações com você na viagem!

Ao ter tudo anotado, quando você precisar pedir por ajuda ou informações, basta mostrar as suas anotações, fotos e mapas.

  • 7. Esteja preparad@

Inglês para Imigração
Esteja preparado para responder às preguntas da imigração

 

Muitas pessoas temem a tão famosa imigração e as explicações que vão precisar dar no momento de entrada em um país.

Minha dica aqui é: deixe toda a documentação necessária para entrada em um país bem completa, com cópias, fotos, autenticações, traduções e etc.

Estude um pouco das perguntas básicas que podem rolar em um controle de imigração e já tenha as respostas para elas.

Afinal de contas, quanto menos explicações você precisar dar, melhor!

  • 8. Busque pontos de informação

Pontos de Informações Turísticas

Na maioria das cidades existem pontos de informação ao turista. Use e abuse deste recurso!

Eles geralmente estão sempre dispostos à ajudar aos turistas e estão acostumados a conversar com  pessoas que muitas vezes não falam o idioma local.

Além disso, costumam contam com diversos recursos para passar informações, quem sabe eles não conseguem um mapa ou um guia em português para você?

O mesmo vale para as recepções dos hotéis. Não deixe de pedir informações e dicas à eles.

  • 9. Seguro viagem com atendimento em português

Seguro Viagem

Pode parecer clichê e repetitivo, mas eu não poderia deixar de adicionar o seguro viagem nesta lista.

Ele é importante e muitas vezes obrigatório para entrar muitos países.

Um seguro viagem não cobre apenas despesas médicas, mas ele também te ajudará se houver um desvio de bagagem durante a sua viagem.

Muitos seguros no momento de acioná-los, contam com um atendimento em inglês. Sendo assim, MUITA ATENÇÃO no momento da contratação.

Contrate um seguro viagem com atendimento em português e facilite as coisas em um momento de necessidade.

Eu sempre comparo os preços de seguro viagem através do site do Seguros Promo e sempre comprei os meus seguros com eles. Neste link aqui do blog você ainda tem 5% de desconto + qualquer promoção que esteja rolando no momento.

  • 10. Não se pressione tanto

Viajar Sozinha

Não fique com medo de falar palavras erradas ou de pagar alguns micos por aí. Tudo isso faz parte da aventura e depois se tornam histórias para contar.

Deixe a vergonha em casa e se atreva!

Aproveite a sua viagem o máximo possível e não deixe de se expressar e de pedir o que quer por não saber o idioma. Utilize todas as dicas listadas aqui e você vai viver uma das melhores experiências da sua vida!

Países que eu viajei onde a língua falada não era inglês

  • Indonésia
  • Bélgica
  • Holanda
  • Alemanha
  • República Tcheca
  • Eslováquia
  • Hungria
  • França

Agora você já sabe que nada te impede de ir viajar sem falar inglês!

Vai lá! O mundo é seu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui