Como encontrar um trabalho na Australia?

4
Trabalho na Austrália

Conheça algumas dicas de como encontrar trabalho na Austrália.

A ideia deste post é tentar dar umas dicas de como agir, quais atitudes tomar durante a busca de uma oportunidade de emprego e websites para te ajudar a encontrar emprego no país. 

No artigo Será que a Austrália é realmente um país caro para se viver? expliquei um pouco da realidade dos gastos no país e como citei por lá, não é tão fácil assim encontrar um emprego por aqui.

Isso leva tempo, mas é claro que existem casos rápidos e casos de anos de busca. Na média são de dois a três meses para conseguir entrar no mercado de trabalho.

Quanto mais tempo você acaba ficando em uma única cidade, melhor.

Ao conhecer um maior número de pessoas, criar uma rede de contatos e pegar o jeito sobre o que realmente funciona e o que não funciona, suas chances de melhores oportunidades de emprego aumentam.

Até o dia de hoje, minhas experiências das quais eu compartilho meus conhecimentos conhecimentos com vocês, são baseadas nas cidades de Adelaide, Melbourne e Brisbane. 

Sei que em Sydney você consegue encontrar oportunidades de emprego mais facilmente, porém esta é a maior metrópole do país, consequentemente a demanda aumenta e com ela o custo de vida. 

Por este motivo, cada cidade possui uma realidade diferente. Não podemos generalizar.

A Austrália é um país extenso que abriga diferentes realidades comerciais.

Entregando currículos pessoalmente

Agora que você já sabe como começar, basta arregaçar as mangas e partir para a procura!

Na minha humilde opinião, se você está no país sem um plano de carreira em mente e precisa trabalhar para pagar as suas despesas, vale sair atirando para todos os lados para encontrar um trabalho na Austrália.

Quando você começar a receber os retornos, avalie as oportunidades que lhe abriram as portas e veja qual delas melhor se encaixa com a sua disponibilidade de horários e preferência de funções.

É muito melhor quando você possui opções para comparar as propostas. Busque mais de uma oportunidade, não se acomode na primeira que aparecer. 

Tenha vários tipos de currículos

Vale a pena também fazer currículos diferentes para cada tipo de vaga que você for aplicar.

Isso porque as experiências anteriores relevantes para cada uma delas é bem diferente e o currículo ficará mais limpo se você criá-lo de maneira direcionada.

E depois disso, muita atenção para não se confundir com as versões.

Procurando um modelo de currículo usado na Austrália?

Vou deixar disponível através do formulário abaixo o modelo de currículo que eu utilizei durante o meu intercâmbio na Austrália:

Procure por grupos no Facebook

Grupos de Trabalho no Facebook

A comunidade brasileira na Austrália é muito grande e nós estamos sempre nos ajudando.

Para cada uma das cidades existem grupos no Facebook onde você pode se comunicar com outros brazucas.

Muitas vezes são divulgadas oportunidades de emprego por lá também. Fique de olho!

Deixo aqui os links dos principais grupos das principais cidades da Austrália.

Pode ser que através destes grupos vocês descubram outros que sejam mais específicos para oportunidades de trabalho na Austrália.

Brasileiros em Brisbane

Brasileiros em Adelaide

Brasileiros em Melbourne

Brasileiros em Sydney

Brasileiros em Perth

Alguns sites de busca de trabalho na Austrália

Gumtree – o Gumtree é um site utilizado em toda a Austrália e é literalmente usado pra tudo. Encontrar casas, vender pertences, oferecer serviços e encontrar emprego. Fique atento pois qualquer um pode postar algo nesse site. Certifique-se da veracidade do anúncio antes de enviar qualquer informação pessoal sua. 

Case de sucesso: em Brisbane, eu consegui o meu trabalho através desta ferramenta! Não adianta você apenas acessá-la um dia, aplicar para algumas oportunidades e ficar esperando. Acesse a ferramenta pelo menos duas vezes por dia, manhã e noite, e aplique para as vagas mais recentes.

Não perca tempo aplicando para vagas antigas. Por se tratar de uma ferramenta gratuita e bem conhecida em toda a Austrália, a quantidade de pessoas que aplicam para uma vaga postada neste website é muito grande e geralmente o criador da oportunidade entrará em contato apenas com as primeiras aplicações. 

Seja um dos primeiros e responda rápido aos retornos recebidos!

Seek – engloba diversas grandes empresas de trabalho na Austrália. Carregue o seu currículo no site e depois aplique para diversas empresas com apenas alguns cliques.

Backpackers Job Board – Nessa ferramenta você vai encontrar como maioria trabalhos em fazendas, labor ou au pair, mas mesmo assim vale pena consultar.  

Site da própria empresa – busque no Google o nome de empresas que você gostaria de encontrar um trabalho na Austrália, seguido da palavra “career”. Você será direcionado para o site direto da companhia e poderá aplicar diretamente para as oportunidades disponíveis sem precisar passar por sites terceirizados.

Networking

Trabalhar na Austrália

Indicações – deixe seus amigos e a comunidade brasileira saber que você está em busca de emprego e quais são as suas especialidades. Assim, sempre que eles souberem de algo, lembrarão de você. Pode até utilizar os grupos do Facebook neste caso. Quanto mais pessoas souberem que você está procurando por oportunidades de trabalho, melhor!

Trabalhos voluntários – uma outra maneira de adquirir experiência e contatos é participando de trabalhos voluntários. Muitas oportunidades surgem depois que pessoas passam a ver a maneira com que você trabalha e o seu compromisso com as suas responsabilidades. Sendo assim, caso uma oportunidade de trabalho voluntário apareça, pense em considerá-la. Além de fazer um bem danado para a sua alma, te abrirá muitas portas e ainda aumentará a sua rede de contatos. 

Depois de todas estas dicas, você está com a faca e o queijo na mão!

Ah como eu queria ter tido acesso à todas essas informações antes de começar a minha busca por trabalho na Austrália. Aproveitem!

 

Dica final e importantíssima para conseguir um trabalho na Austrália

NÃO DESISTA! pode ser que você não se dê bem em alguns trials (testes), que você não passe em entrevistas ou até mesmo que depois de aplicar para diversas oportunidades, ninguém entre em contato com você. Seja paciente e não se desespere, sua oportunidade de encontrar um trabalho na Austrália vai aparecer.

Caso você comece a se sentir desanimado, lembre-se de que está difícil em todo lugar. No Brasil, pior ainda! Então seja persistente e tenha pensamento positivo, algo de muito bom aparecerá em breve para você. Com o tempo você verá que as oportunidades simplesmente aparecerão e você terá que escolher entre algumas. 

Good Luck, mate!

Tá precisando dar aquela melhorada no inglês antes de viajar?

Confira o Curso Online de Inglês da WFour Cursos, você terá acesso ilimitado ao conteúdo, podendo estudar no seu próprio horário e sem restrições. E ao final do curso você terá direito de receber gratuitamente um certificado, e poderá incluí-lo em seu currículo!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui