Bali | Dicas para planejar sua viagem

3
Viagem para Bali

Bali é uma ilha da Indonésia conhecida pelas montanhas e florestas vulcânicas, campos de arroz, praias e recifes de corais.

A ilha é símbolo religiosidade com diversos templos e lugares considerados sagrados.

A ilha também é conhecida pela forte prática de Yoga e retiros de meditação.

A Ilha é um dos principais destinos dos estudantes que estão vivendo na Austrália.

Existem várias razões para justificar essa escolha, a primeira delas é o fato de ser uma viagem realmente barata já que a moeda (rúpia) é bem desvalorizada quando comparada com o dólar australiano.

As passagens aéreas partindo da Austrália são encontradas em torno de 250 a 600 dólares ida e volta, quanto melhor você se programar e comprar sua passagem com antecedência, mais barato você vai pagar.

Bali possui uma cultura única, além de possuir praias deslumbrantes que costumam ser um dos destinos preferidos dos surfistas.

Alguns dados de Bali

  • Área: 5.780 Km²
  • Capital: Denpasar
  • População: 4.225 milhões (2014)
  • Moeda: Rúpia
  • Language: Balinese e Indonesian são as línguas mais faladas na ilha. Eles possuem outros dialetos também, mas nos pontos turísticos sempre vai ter alguém que fala inglês para a troca de informações.
  • Clima: a temperatura varia entre 20Cº – 33ºC. Por estar localizada apenas 8 graus ao sul da linha do Equador, a ilha possui uma média de 30ºC durante todo o ano.
  • Temporadas: Alta – julho e agosto / Baixa – de dezembro à março.

Existem dois tipos de viagens para Bali: .

Viagem Turística

Bali Viagem Cultural

Se você prefere esse tipo de viagem você vai se apaixonar pelos Resorts e Hotéis 5 estrelas que existem em Bali, e como eu disse antes, com um valor bem mais em conta do que você pagaria em outros destinos.

A maioria deles estão localizados à beira das praias e as vistas são deslumbrantes. Você pode comprar pacotes de passeios aos pontos turísticos ou “alugar” um carro com motorista para te levar para os lugares que mais definem Bali.

Se você quer evitar filas e deixar todos os seus passeios reservados, confira os serviços da empresa Civitatis!

Viagem Cultural

Bali Viagem Cultural

Se você gosta de descobrir a cultura local realmente, você precisa presenciar o dia a dia dos locais e eu garanto que Bali vai encantar você!

A viagem que eu fiz para lá foi nessa linha e no Booking.com eu pude encontrar diversas homestays para me hospedar e viver o dia a dia dos balineses.

Além de viver a cultura, você está ajudando os locais com uma graninha extra, já que eles dependem quase que integralmente do turismo.

Andar a pé pelas ruas de Bali ou até mesmo em uma scooter desfrutando do trânsito caótico da ilha, vai te fazer ver que apesar de ser um destino turístico, você não encontra grande infraestrutura.

Alguns lugares possuem esgoto a céu aberto, lixo nas ruas e o cheiro não é um dos melhores.

A cidade cheira a incenso e você vai encontrar muitas oferendas no seu caminho, tome cuidado para não pisar em nenhuma delas! Respeitar a cultura aqui é a primeira regra dessa viagem!

Observar a maneira que eles levam a vida, os rituais religiosos, as roupas que vestem e a maneira de comer supera qualquer mordomia na minha opinião.

Foi lindo viver uma cultura TOTALMENTE diferente da minha por 15 dias.

Quanto tempo ficar em Bali?

O que fazer em Bali?

Eu passei 15 dias explorando a ilha, mas não foi o suficiente.

Me hospedei em Kuta e Ubud que são os lugares mais conhecidos turisticamente falando, e tirei dois dias para visitar as Ilhas Gili, mas existem muitos outros cantos a serem explorados.

Eu quero voltar para explorar a região nordeste, norte e oeste.

Para dizer a verdade, eu não consegui explorar todas as praias do sul que eu gostaria, por isso eu quero MUITO voltar um dia e me planejar para ficar pelo menos mais 1 mês por lá.

O que levar na mala?

Em sua viagem para Bali leve apenas roupas leves, um bom tênis para suas caminhadas e trilhas, roupas de praia, óculos de sol, protetor solar e repelente.

Esses são os itens básicos que você vai precisar por lá. E acredite, você vai precisar SÓ do básico mesmo. Não leve coisas desnecessárias, isso só vai atrapalhar você em seu trajeto de uma cidade para a outra. O menos é mais!

Onde comprar Rúpias?

Você encontrará uma casa de troca de câmbio em cada esquina de Bali.

Nós trocamos uma pequena quantidade na Austrália antes do embarque da viagem para Bali, por segurança, mas todo o resto da grana, trocamos em Bali mesmo.

O valor não é ruim, pra falar a verdade, pegamos um câmbio melhor do que na Austrália.

Só preste atenção com relação ao lugar em que você vai trocar o dinheiro, existem MUITAS casas de troca de moeda, mas nem todas são legais!

Você pode encontrar um valor extraordinário, mas antes de fazer qualquer negócio, veja se a casa não é clandestina. Você pode até arriscar se quiser, mas eu não quis pagar para ver e fiz minhas trocas apenas em casa oficiais.

A moeda é tão desvalorizada que você se tornará milionário por alguns dias 

Pessoas

Bali Cultura

As pessoas em Bali são bem prestativas e eles sempre estão tentando conversar com você para saber mais sobre a sua história: de onde você é, o que está fazendo lá, por quanto tempo vai ficar, etc.

Não se assuste com a quantidade de pessoas vendendo coisas e te oferecendo algo para comprar.

Você vai ver que eles dependem do turismo e são bem insistentes. Eles vão te oferecer coisas EM QUALQUER LUGAR, não importa onde você esteja.

Comigo aconteceu algo engraçado, nós estávamos parados no trânsito, na scooter e um homem em outra scooter estacionou bem pertinho da gente e começou a oferecer coisas para comprarmos! haha Você nunca vai estar livre deles, pode acreditar em mim!

Pechinche sempre!!! Você pode sempre conseguir um precinho melhor.

Como eu disse anteriormente eles dependem do turismo, e se você entra em uma loja e sai sem comprar nada eles acreditam que isso possa trazer má sorte.

Meio de transporte em Bali

Bali Meio de Transporte

O trânsito em Bali é intenso, a toda hora e a todo momento, preste bastante atenção ao atravessar as ruas.

Se você quiser realmente aproveitar o seu tempo para explorar a maior quantidade de lugares que você pode, eu aconselho alugar uma scooter.

O aluguel custa em torno de 4 a 6 dólares australianos por dia. Muitas vezes eles não pedem nem carteira de motorista.

Com relação à gasolina, você vai encontrar moradores vendendo na frente de suas casas em garrafas de vidro por um precinho bem camarada.

Ahh não se assuste ao encontrar scooters com 3, 4 ou 5 pessoas, isso vai ser normal!

Aprenda com o meu erro: verifique a localização do seu hotel com relação ao aeroporto antes de embarcar.

Faça uma simulação através do Uber e tenha uma média do valor que precisará pagar e não seja explorado pelos “taxis” locais.

Pode ser que você não tenha internet no aeroporto para solicitar seu Uber, verificando o preço antes, você consegue ter uma ideia de quanto deveriam te cobrar pelo trajeto e não se deixará ser [email protected]

Tudo vai parecer muito barato no começo.

Paguei 15 dólares em um transfer para o meu hotel, o que eu achei que fosse barato e depois descobri que com o Uber não sairia mais do que 1 dólar. Isso mesmo 1 dólar!

Comida

Bali Comida

Você vai se surpreender com os valores das refeições em Bali, são bem baratinhas.

Dica de ouro: Evite tomar água nos hotéis, restaurantes ou homestays. Para nós que não estamos acostumados, a água da Ilha pode fazer mal. Não estrague sua viagem e não perca dias de passeios dentro de um quarto.
Evite também as frutas, legumes não cozidos e sucos naturais.

Não se esqueça de enfatizar NON SPICY PLEASE! para suas refeições.

Em um dos meus cafés da manhã eu esqueci desse detalhe, e foi impossível de comer a comida. O normal deles é picante para mim, já que eu não sou muito acostumada a colocar pimenta nas minhas refeições.

Saúde

Não tome em hipótese alguma água da torneira ou do chuveiro. Você vai ter o mesmo problema que eu citei acima com relação à algumas comidas.

Para entrar em Bali não é exigido nenhum tipo de vacina, porém existem diversos casos de dengue e chicuncuglia, por isso use repelente SEMPRE!

DICA VALIOSA: Qual a ordem quando precisa se usar repelente e protetor solar?

Aplique o protetor solar primeiro, espere cerca de 10 minutos e aplique o repelente. Pronto! Já pode sair de dentro do seu quarto com segurança!

Vá com a mente e o coração aberto e aproveite essa inesquecível experiência!

Bali é linda e eu tenho certeza que a Ilha vai deixar um gostinho de quero mais no momento que você tiver que ir embora.

Gostou das dicas para planejar sua viagem para Bali?

Confira também os links:

Blue Point View – Bali

Pura Luhur Uluwatu – Bali

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui